<font color=0093dd>JCP 8º Congresso</font>
O 8.º Congresso da JCP – que se realizou em Gaia, a 20 e 21 de Maio – ficou marcado por várias iniciativas e diversas intervenções de destaque. Iniciamos a publicação de algumas delas.
Incluídos nesta edição estão excertos da declaração final do Seminário Internacional sobre «A Luta da Juventude pela Liberdade e a Defesa dos Direitos Democráticos» e do discurso de Jerónimo de Sousa no encerramento do Congresso, e o depoimento de Radim Gonda; que ali esteve em representação da União da Juventude Comunista da República Checa.
Entre os membros das delegações estrangeiras presentes no 8.º Congresso da JCP, encontrava-se Radim Gonda, membro do Departamento Internacional da União da Juventude Comunista da República Checa (KSM). O governo daquele país pretendia ilegalizar a KSM ainda no ano passado caso a organização não renunciasse ao seu programa político, à sua identidades comunista, aos seus objectivos e a sua fundamentação teórica baseada em Marx, Engels e Lénine. Meio ano depois, a KSM continua em actividade.
«A vida está hoje, sem dúvida, mais difícil para os jovens, cujos direitos estão a ser paulatinamente postos em causa pelas políticas de direita e pelo projecto neoliberal do Estado mínimo e de ataque às funções do Estado», afirmou Jerónimo de Sousa no encerramento do Congresso da JCP, dando como exemplo a discriminação...
«A liberdade e os direitos democráticos são valores fundamentais que assistem a todos os povos e a todos os jovens do mundo, intrínsecos a uma sociedade que dignifique o ser humano, que caminhe para o progresso social», lê-se na declaração final do Seminário Internacional sobre «A Luta da Juventude pela Liberdade e a...